sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A hora da verdade


Comece a rezar os 10 pais nossos e 20 ave-marias. Acenda velas, incensos, chame todos os deuses. Depois de toda essa liturgia, sente-se no sofá, que é fim de campeonato e quase todos os 10 jogos, todos com início às 17 hrs, serão eletrizantes e decisivos, seja para cima, seja para baixo. É bom o santo, orixá ou deus indígena do seu time ser forte, pois ele vai precisar.
Só para dar início aos trabalhos da 37º rodada, o Palmeiras, que andou fazendo um trabalho muito forte de descarrego, recebe o São Paulo no Pacaembu. O time do Felipão, que deu uma arribada nessa reta final, se livrou das chances de rebaixamento e pode ter o prazer de aniquilar as chances matemáticas de o time do vô Leão se classificar para a Libertadores.
Do outro do país, lá em Florianópolis, o Corinthians, que fez promessa até pra São Longuinho, pode ser campeão brasileiro com uma rodada de antecedência, se derrotar o Figueirense, que ainda sonha com Libertadores, e no clássico carioca da rodada, o Fluminense derrotar o Vasco. Se o Titemão perder ou empatar, e der vitória de Vasco ou Fluminense, a decisão se arrasta para o próximo domingo.
E no meio dessa briga toda, o Santos, que jogou muitas flores para Iemanjá no começo do ano, está colhendo os frutos de uma temporada espetacular. Enquanto os outros times vivem a realidade nacional e sul-americana, titio Muricy seus pimpolhos só pensam no Japão, nas queixas e na possível decisão do título mundial com o Barcelona. Ainda no aquecimento para o torneio, o time da vila duela com o Bahia, que precisa desesperadamente de pontos para não ver o trio elétrico enguiçar no meio da avenida e eles voltarem para a segundona.
E se vocês pensam que só esses jogos vão decidir alguma coisa no Brasileiro, ainda tem muito mais. No Engenhão, o Flamengo, que não pagou as consultas à mãe de santo e não está pensando em pagar o salário do Gengiva Gaúcho, recebe o Internacional. A queda de braço é para decidir quem vai à Libertadores e quem fica pelo caminho. O Grêmio, tchê!, que essa semana apresentou o Kléber, está preparando um churrascão estragado para servir ao Atlético-GO, mas os dois times, no meião da tabela, brigam só por Sul-americana
Ainda nos jogos mornos, o Coritiba, com chances remotas de classificação para a Libertadores, quer jogar as últimas fichas pra cima do já condenado Avaí, enquanto o Atlético-MG, com remotas chances de rebaixamento, joga contra o Botafogo, que anda despencando na tabela e mostra aquela cara de desânimo e frustração de times que começam bem uma temporada, mas a terminam de forma melancólica.
Fechando a rodada, o América-MG, também rebaixado, quer levar consigo, para as profundezas, o Atlético-PR, que ainda tem chances de escapar. Mas o Coelho de Minas, que é travesso, quer dar uma dentada bem no olho do furacão. Mas o jogo mais alta voltagem contra o rebaixamento é Ceará x Cruzeiro. O Vozão joga com os coqueiros de Fortaleza e o estádio cheio a favor contra a Raposa, que nem pensa em por no currículo uma Série B, mas com o time, e a administração caótica que apresenta, tem feito por onde descer as escadas do futebol nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário