Corinthians x Palmeiras. Vasco x Flamengo. Internacional x Grêmio. São Paulo x Santos. Atlético-PR x Coritiba. Avaí x Figueirense. Cruzeiro x Atlético-MG. Botafogo x Fluminense. Bahia x Ceará. Só vai acontecer isso na última rodada maluca do Brasileirão, e tirando o combate Atlético-GO x América-MG, todos os outros 9 jogos estão interligados.
Amanhã, a partir das 17 hrs, coloque-se na pele de Felipão, Tite, Luxemburgo e Cristovão Borges e comece a sentir a adrenalina. Cada músculo do torcedor corintiano, palmeirense, flamenguista e vascaíno tenso e pronto para explodir na hora do gol. Os clássicos regionais acabaram indo para a última rodada para tentar diminuir o número de “entregadas” para prejudicar o rival, já que elas existem e até a Vovó Mafalda sabe disso.
No jogo das combinações, o Corinthians só não leva o título se perder do Palmeiras e o Vasco bater o Flamengo. No campo das rivalidades, já tem torcedor verde abusando do espírito de porco e torcedor gavião ironizando o fato de que só um jogo assim para o Palmeiras decidir algum título, mesmo que simbólico. A única coisa certa é que o Titemão não terá Ralf, Danilo e Emerson para o dérbi, enquanto o rival, exceto Marcos, não sofre nem com lesões nem com cartões.
Do outro lado do quarteto paulista, o São Paulo, que confirmou a permanência de vô Leão no ano que vem, ainda sonha com uma vaga na Libertadores, mesmo apresentando um futebol chocho e desanimado. Para 2012, já é certo no Tricolor que Dagoberto, Rivaldo e Marcos não continuam na barca. E deve ter mais faxina. Já o Santos, que só está preocupado com as belezas do Japão e do Mundial, manda a campo o time B, com a missão de honrar as cores peixeiras, enquanto Neymar e Cia se deliciam com uma porção de sushi.
Mas a coisa está quente também em outras freguesias. No mini-carioca da rodada, o Vasco, que foi eliminado da Sulamericana, junta suas últimas forças para subir ao topo mais uma vez esse ano, já que é o atual campeão da Copa do Brasil. Mas o Urubu, que é bicho pirracento, nem pensa nessa possibilidade. Mas o comandante da urubuzada, pofessô Luxa, pode não ter Gengiva Gaúcho para a batalha final. Os vascaínos não contam com Éder Luis, Juninho Pernambucano e Allan. Mas receberão as energias do técnico Ricardo Gomes, que foi liberado pelos médicos para assistir ao clássico.
Em Minas, uai! o Galo, que lutou quase todo o campeonato para não cair, pode ganhar presente do Papai Noel: rebaixar o eterno rival Cruzeiro pela 1º vez. O mando é da Raposa, que não terá Fábio nem Montillo, os melhores do time. E o técnico Cuca, que começou o ano no Cruzeiro e depois assumiu o Atlético, pode terminar colocando a última pá de terra no enterro pra segundona.
No sul, pode acontecer situação parecida. O Furacão recebe o Coxa Branca e precisa vencer o arque rival para, em casos de derrota ou empate de Cruzeiro e Ceará, escapar da queda. Só que o Coritiba precisa da vitória para carimbar o passaporte à Libertadores. E se a torcida atleticana zoou o rival pela série B em 2010, pode agora receber o “presente de grego” de volta.
E as batalhas continuam acirradas, com o Ceará precisando ganhar do Bahia para sobreviver. O Inter, ainda com pequenas chances de Libertadores, vai pra cima do rival gaúcho, que demitiu Celso Roth essa semana e já anunciou Caio Júnior como novo treinador gremista. E num último respiro, o Figueira tenta ir à Libertadores e de quebra, ganhar do Avaí, rebaixado e lanterna há algum tempo, dentro da Ressacada, e fazer a festa dentro da casa do rival.
Se alguém tinha dúvidas de que um campeonato de pontos corridos não poderia ter tantas emoções, é melhor fazer uma jarra de suco de maracujá, ajeitar o marca-passo e economizar as unhas para amanhã. Vai acabar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário