sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Overdoses e inchaços





Tem neguinho que não aguenta mais ouvir falar dessa coisa linda e cheia de graça chamada Olimpíada. É ouro pra cá, bronze pra lá e prata acolá, uma verdadeira overdose de jogos, disputas, notícias, transmissões, Facebook, Twitter e companhia. Mas, por mais que os Jogos Olímpicos sejam às vezes um pé no saco, tamanha a programação para acompanhar, esse período revela histórias únicas e ímpares para o esporte.

O caso mais emblemático, para mim, nesta 1º semana olímpica e londrina, foi a medalha de ouro da menina Ruta Meilutyte, de apenas 15 anos, na prova de natação dos 100 metros bruços feminino. Ruta, além do feito histórico, garantiu a 1º medalha de ouro da Lituânia em todas as edições da Olimpíada. Uma façanha que deixou orgulhosos os lituanos, habitantes de um minúsculo país europeu, independente da União Soviética desde 1991, e tantas vezes invadido e dominado por russos, alemães e outros povos, diante de sua menina de ouro.

Mas o Brasil-sil também ajeitou suas medalhinhas. 5 até então. 4 no judô e 1 na natação. 1 delas dourada, com a piauiense Sarah Menezes. O Piauí, guardadas as proporções, é uma Lituânia brasileira, tantas vezes esquecido, menosprezado, mas gigante e com muito valor.


Até o Mussum, que não é besta, fez sua homenagem para Sarah


E como na Redondas a gente gosta de ver bola rolando, o futibó do Brasil em Londres anda bem, obrigado. As mulheres, que tiveram apenas 1 derrota para a Grã-Bretanha, na fase de classificação, enfrentam neste sábado, às 9 da manhã, pelas quartas, as japonesas, atuais campeãs mundiais. É briga boa, minha gente.

Com os homi, a caminhada para a inédita vai em frente. Após 3 triunfos contra Egito, Bielo-Rússia e Nova Zelândia, as quartas vem aí, diante de Honduras. E para o torcedor mais frenético, que fez até o penteadinho escroto do Neymar, é bom dar um breque, e não achar que os hondurenhos são baba. Em 2001, Honduras já despachou o Brasil na Copa América, e nestes Jogos, eliminaram a Espanha Sub-20, uma das favoritas à medalha dourada. O duelo também acontece neste sábado, só que às 13h.


 Sul-Americana com Brasileiro

E no meio dessa overdose olímpica, do lado de cá, o Brasileirão segue do jeito que Deus quer. E como se não bastasse o extenso calendário nacional, começou a Sul-Americana, inchada com 47 times, muitos deles inexpressivos e esdrúxulos, só para fazer politicagem.

Os 8 times brasileiros na disputa (Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Coritiba, Figueirense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo) estrearam na 2º fase, e apenas 4 brazucas carimbam vaga para as oitavas de finais. Nossos 2 representantes paulistas, o Verdão e o Tricolor, estrearam com uma bica de direita.

O Parmera, com Don Hernán Barcos, El Pirata, meteu duas balas de canhão no Botafogo morno, e pode perder por 1 gol de diferença no jogo de volta, dia 23, para seguir. Já o Sem Paulo, lá em Salvador, e com Rogério Cenis, também venceu o Bahea por 2 a 0, e está seguro da vaga.

Pela 14º rodada do Brasileiro, os verdes de São Paulo recebem o Internacional, com Diego Forlán e tudo, para tentar se chacoalhar e vazar da Zona da B. Ainda neste sábado, a Purtuguesa, com certeza, recebe o Figueira, num duelo da tabela de baixo, enquanto o Atlético-GO abre as portas goianas para jogar contra o Botafogo.

Na domingueira, tem clássico pós-macarrão com frango e farofa: Vasco x Corinthians. E para quem vai pegar um jogo de sofá nervoso neste dia tão ocioso, tem ainda São Paulo x Sport, Grêmio x Bahia e Coritiba x Fluminense.

E antes da janta, e da azia da segunda-feira chegando, o Cruzeiro, do Celsão Roth vai pra porrada com a Ponte Preta, enquanto o Naútico, já meio aflito, quer prolongar a má fase do Santos.

Obs: O líder do campeonato, o Atlético-MG, não joga essa rodada. O Framengo, que seria adversário, conseguiu adiar a partida, por falta do Engenhão, que anda com o gramado péssimo, assim como o Urubu. Prejuízo para o Galo, uai! que poderia garantir mais 3 pontos na contagem, diante da bagunça rubro-negra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário