sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Baulistão


É tempo de renascer. De soltar à fênix interior e transformar o pó em vida mais uma vez. E para a Portuguesa de Desportos, a Lusa dos bigodões lusitanos, o renascimento atende pelo nome de acesso à Série A do futebol nacional. Rebaixada pela 1º vez em 2002, por algum tapete ter salvado o Flamengo de escorregar para a Série B, a Lusa voltou à elite em 2008, mas a alegria durou um ano. Desde 2009, o time do Canindé faz excursões ao lado B do futebol nacional.
Mas esse ano, o fado, geralmente triste, está repleto de alegria. Os portugas de padaria, com o lápis atrás da orelha, não se contém e já gritam Lusa campeã e Série A. E isso não é piada de português. A Lusa tem feito uma campanha quase irretocável no torneio e faltando 10 jogos para o fim do campeonato, o time abriu 12 pontos de vantagem para o Boa Esporte-MG, o 5º colocado na tabela. A Purtuguesa é também a equipe que menos perdeu (3 vezes), mais fez gols (59) e tem a segunda melhor defesa (27 gols), atrás apenas do Sport (24 gols).
E a festa da Maria, do Joaquim e do Manuel, no fim do ano, deve ganhar a companhia de mais dois companheiros paulistas: a Ponte Preta e o Americana, ex-Guaratinguetá. Se os dois times alcançarem o acesso, a edição 2012 do Brasileirão contará com 8 times paulistas, quase metade das 20 equipes que disputam o campeonato. É quase um Paulistão fora de época.  As direções do Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos devem estar radiantes pelo fato de terem que gastar menos com passagens de avião ano que vem.
Além dos 3 candidatos quase certos para subir, o Náutico, o Boa Esporte (ex-Itumbiara), o Sport, Bragantino e Criciúma podem ganhar um cupom dourado e se juntar na festa do acesso, já que a Série B, apesar de seus encantos, é melhor ser assunto do time rival.
Lado A
E na batalha da Série A, a peleja da 28º rodada começou na quarta-feira, com o empate eletrizante entre Cruzeiro e São Paulo, em 3 a 3. O Tricolor, que sem Lucas tem mais crise de identidade do que as escalações de Adilson Batista segue na briga pelo título, mas sem aquela vontade toda, já que tem desperdiçado muitos pontos considerados “fáceis”.
 Já a Raposa uai! apesar de toda a valentia demonstrada nesse jogo, segue um degrau acima da zona do rebaixamento e para o mais fervoroso dos pessimistas, esse pode ser o ano em que os 3 times mineiros podem cair, já que tanto Galo quanto o Coelho parecem com o passaporte carimbado para a viagem do adeus.
Continuando a briga da bola, o Botafogo recebe o Bahia com a missão de mostrar que não é cavalo paraguaio e não vai morrer na praia de novo. Coritiba e Grêmio fazem o jogo mais equilibrado do dia, e os dois buscam confirmar a estabilidade na reta final. E em Minas Gerais, sô! O duelo da porta dos desesperados: Atlético-MG x América-MG. A coisa ta feia, a coisa ta preta.
Domingão, após pegar um jogo de sofá depois do almoço, tem derbi paulista: Santos X Palmeiras. O Santos, que perdeu na quarta para o Grêmio, viu que o negócio mesmo é se preparar para o Mundial e cumprir tabela no brasileiro. Já o Palmeiras, a caixinha de surpresas do mal, tem a seu favor o fato de se dar bem sobre o Peixe, independente de o jogo ser em São Paulo ou no Litoral. Mas como ensina a Velha Genoveva, conselho e caldo de galinha não faz mal a ninguém e se der empate, ninguém vai se espantar. E o time do Felipão tem se especializado em empates nesse Brasileirão: já são 13. Nem o lanterna empatou tanto.
No Rio, Flamengo e Fluminense fazem o clássico carioca da rodada e disputam queda de braço, já que ambos tem 42 pontos e com uma vitória, um deles pode encostar lá em cima e deixar o rival comendo poeira. O Corinthians recebe o Atlético-GO, que adora jogar fora de casa e tem se mostrado uma das equipes que mais joga pra frente e sem medo no campeonato.

Fechando a brincadeira, o Inter recebe o líder Vaixcão da Gama, num jogo que pode acontecer de tudo, já que deverá ser muito brigado. Avaí e Atlético-PR também deverá ser um jogo muito disputado, mas a “pancadaria” é para se livrar da corda do pescoço e do seu Barriga, que vai cobrar o aluguel e os 3 pontos, senão ele manda direto pra Segundona. E no pôr-do-sol lindo de Fortaleza, o Vozão Ceará quer servir uma buchada de bode podre para o Figueirense, e mostrar que lá quem manda são os macho véio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário