sexta-feira, 18 de novembro de 2011

100% garantido


Tudo está definido no Brasileiro, assim como a mãe Dinah vai acertar todas as previsões para o ano que vem. Mas não é preciso ser tarólogo ou místico para constatar certos fatos. Na quarta-feira, após 3 anos na elite, o Avaí foi rebaixado e Santa Catarina, com o Figueirense, passa a ter apenas 1 representante na Série A.

O Corinthians, que teve um triunfo de gente que nasce com aquilo virado para a lua, contra o Ceará, está garantido na Libertadores do ano que vem e grudou uma das mãos na taça, mas para grudar a outra, é preciso se dar bem nos próximos 3jogos. Amanhã, os amantes do Coringão têm encontro marcado no Pacaembu, onde o Titemão duela com o Galo, uai! que vai escapar mais um ano do rebaixamento e vem jogando encardido.

De resto, é tudo tão certo quanto a morte do Bin Laden. A cada edição do campeonato por pontos corridos, o nível entre as 20 equipes se torna cada vez mais igual. Não existe nenhum super time. O lanterna ganha do líder, o 3º colocado leva goleada do 18°, e por ai vai. Muita gente acredita que em breve, o futebol brasileiro será polarizado entre Corinthians e Flamengo, assim como o Real Madrid e o Barcelona, na Espanha.

Mas, além de nossos cartolas administrarem como nos tempos das cavernas, nenhuma agremiação brasileira tem envergadura ainda para jogar as outras em terceiro ou quarto plano. O melhor é ficar com uma das competições mais equilibradas e imprevisíveis do esporte.

E na abertura da 36° rodada, mãe Dinah, Walter Mercado e Roberto de Ogum já deram um brilho na bola de cristal e nas cartas, garantindo saber o resultado de todos os jogos. Eu, que não tenho o dom da profecia, prefiro ficar só nos comentários.

Hoje, antes da balada e da cerveja com os amigos, o Sum Paulo, do vô Leão, recebe o América-MG, que pegou gosto em aprontar nessa reta final. O Coelho, que já mordeu Corinthians, Fluminense e Botafogo, quer dar mais uma dentada de surpresa e continuar com o sonho de permanência na elite. Mas, em caso de vitória tricolor, o sonho dos mineiros vai pro buraco de vez.

O Vasco da Gama, que empatou com o Palmeiras no meio da semana, encara o Avaí, com a obrigação de vencer para não se distanciar do Corinthians. Líder e vice-líder estão separados por 2 pontos. No sabadão lá do Sul, tchê! O Grêmio recebe o Ceará, e pode confirmar os macho veio na segundona.

Amanhã, o Botafogo, que demitiu o técnico Caio Júnior, e vai de interino, recebe o Internacional. Os 2 ainda brigam por uma vaga na Libertadores, e como se diz no jargão dos boleiros, é jogo de 6 pontos,sem choro nem vela. O Cruzeiro arruma suas armas para batalhar com o Atlético-PR a última vaga salvadora para a Série A. A Raposa tem 38 pontos, e o Furacão, 37.

Lá em Goiânia, o Atlético de lá recebe o Flamengo, com vontade de fazer um estrago na vida de Luxemburgo, Gengiva Gaúcho e Cia. Nas bandas sulistas, o Figueirense, a sensação do campeonato, com um toque de bola refinado e sem chutão, trava queda de braço com o Fluminense. Faltando 9 pontos em disputa, o 3° e o 4° colocado resolvem medir forças justo num momento desses.

No fim do dia, depois da indigestão do almoço e da preguiça, o Coritiba recebe o time B do Santos, que não é menos perigoso do que o A. E o Parmera, que anda atrás do seu respeito perdido, joga contra o Bahia, em Salvador, por uma das últimas vagas da Copa Sulamericana, que foi o que acabou sobrando para os torcedores do verde e branco paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário